5 benefícios que o contato com a natureza trás para a sua vida

 


Entenda como viver somente no “cimentão” da cidade está impedindo seu bem estar.

Repare na sua rotina, no lugar onde você mora e no desenvolvimento da cidade que você vive. Agora se pergunte: A cada dia que passa, você está mais próximo da natureza? Provavelmente a resposta será não.

O fato é que, quem consegue estar sempre próximo à natureza desfruta de muitos benefícios. Mesmo que você não viva em uma região mais arborizada, frequentar locais verdes ajuda muito na saúde.

Conheça os benefícios:

SAÚDE MENTAL

Um estudo produzido na Universidade Deakin, na Austrália, mostra que a natureza oferece às pessoas momentos de liberdade e relaxamento, impactando positivamente o estado mental dos indivíduos e reduzindo sintomas de ansiedade e depressão. Na Holanda, pesquisadores do Centro Médico Universitário de Amsterdã constataram que pessoas que vivem próximas da natureza reduzem em 21% as chances de desenvolverem depressão.

MELHOR SAÚDE FÍSICA

108 mil mulheres foram entrevistas para um estudo realizado em conjunto pela Universidade de Harvard e o Brigham and Women’s Hospital. A taxa de mortalidade daquelas que viviam em áreas mais verdes era 12% mais baixa do que aquelas vivendo em centros urbanos menos arborizados.

MENOR RISCO DE DOENÇAS

A mesma pesquisa mostrou que os riscos relacionados a doenças eram 41% menores para morte relacionada a doenças renais; 34%, em casos de doenças respiratórias; e 13%, em casos de câncer.

MENOS STRESS

Estar próximo da natureza reduz os níveis de cortisol (hormônio do estresse), diminui a pulsação e a pressão arterial e até interfere no sistema nervoso simpático e no parassimpático, de acordo com o estudo conduzido na Universidade de Chiba.

MELHOR MEMÓRIA

Testes realizados pela universidade de Michigan comprovam que a memória das pessoas que fazem caminhadas na natureza melhora em 20%, enquanto aqueles que vivem somente na cidade não registraram melhora.

Faça trilhas, passeios no parque e saia, sempre que possível, de ambientes que não são arborizados. Essa prática só traz benefícios e vai, comprovadamente, aumentar sua qualidade de vida.

Postar um comentário

0 Comentários