Como não compartilhar #FakeNews

 



Fake news significa “notícia falsa”, em inglês. Infelizmente, o número de notícias falsas que chegam em nossos celulares diariamente é enorme. O seu grupo da família, provavelmente, está bombardeado de fake news nesse momento.

Mas não vamos apontar o dedo para nenhum tio ou tia aqui. Vamos apenas aprender a não compartilhar mais essas notícias que propagam a mentira. Afinal de contas, quando você compartilha, você também vira um(a) mentiroso(a), certo? Não queremos isso.

Arrisco a dizer que é uma obrigação moral de todas as pessoas compartilhar apenas o que é verdade. Leia, então, algumas dicas para não passar vergonha na internet compartilhando inverdades.

Não acredite de primeira

Quando receber uma notícia, questione! Veja se as informações fazem sentido, pergunte de onde ela veio, leia a fonte da matéria e quem mandou.

Não compartilhe sem ter certeza. Procure no Google

Ao receber qualquer informação, faça uma segunda pesquisa rápida na internet para garantir que a informação é verdadeira ou, pelo menos, está sendo publicada em sites confiáveis. Se for verdade, você vai perceber.

Olhe o link da notícia

É comum que a notícia venha de um site bem estranho. Leia essa informação também, o link conta. Se não vier de um site de sua confiança, espere mais um pouco.

Confira a data de publicação

É o que mais acontece comigo. É comum eu responder a um compartilhamento dizendo “pessoal, a notícia é de 2009”. Ao abrir qualquer link, olhe a data de publicação que, normalmente, está logo abaixo do título.

Não leia apenas o título. Ele engana!

Um estudo feito pela DNPontoCom, revela que 7 a cada 10 brasileiros da geração Z (nascidos no fim da década de 1990 até 2010) leem apenas os títulos das notícias e não prestam atenção no contexto. SOCORRO! É por dados como esse que os sites tentam te enganar no título, apenas para ganhar seu clique. LEIA TUDO E ENTENDA A NOTÍCIA!

Alguns exemplos recentes de fake news:

Após a terrível tragédia que aconteceu em Brumadinho (MG), um vídeo circulou na internet parecendo ser do momento em que a barragem se rompeu. Rapidamente o vídeo se espalhou no whatsapp, mas as imagens não foram feitas em Brumadinho. Além disso, a Globo listou mais algumas notícias falsas que circularam sobre o desastre. Aproveito para deixar meus sentimentos a todos que perderam alguém nesse crime terrível :’(

Image for post

Agenda de shows de Sandy e Junior. Recentemente a dupla confirmou os boatos de que, ainda esse ano, retornarão aos palcos. Uma imagem foi postada na internet informando as datas dos shows. Adivinha!? Fake news. Nenhuma data foi confirmada oficialmente pela dupla.

Image for post

Vídeo que mostra Flávio Bolsonaro chorando não foi feito em 2019, como espalharam no meu whatsapp, dizendo que o choro seria resultado das acusações que vem sofrendo. A verdade é que trata-se de uma transmissão ao vivo feita por Flávio, em 7 de setembro de 2018, dia seguinte ao atentado sofrido pelo pai do senador, presidente Jair Bolsonaro. Sem posições políticas, mas o que é verdade, é verdade. O que é mentira, é mentira.

Image for post

Faça memes, mas não faça #fakenews.
Obrigada por ler (:

Postar um comentário

0 Comentários