10 anos depois - Fazer Au Pair vale a pena mesmo?


Sempre que penso em voltar a escrever aqui, já quero começar me desculpando por não ter escrito mais. Aqui estou, pra escrever um desabafo sobre meus 10 anos após fazer o programa Au Pair.

Nem da pra acreditar que há quase 10 anos eu anotava ideias, gravava vídeos registrando o começo de tudo e comecei a colocar aqui pra vocês. Impressionante como o tempo passa rápido.

E AI, VALEU A PENA? 

Fazer um intercâmbio foi uma das melhores decisões da minha vida! Até hoje eu me orgulho dessa decisão e colho os frutos. Vou te contar por que:

  1. Há quase 10 anos trabalho com comunicação e eu SEMPRE uso meu inglês, aquele que aprendi no intercâmbio. Logo que voltei fiz minha faculdade, me coloquei no mercado de trabalho e foi um diferencial ótimo no meu CV;
  2. A confiança que eu adquiri como mulher e a independência que tenho hoje para trabalhar e crescer não tem preço que pague. Só morando sozinha em outro país aos 18 anos pôde me ensinar (na marra) a força que eu tenho hoje;
  3. Aprendi a me sair bem sob pressão! Desenvolvi isso convivendo com uma host family. Morar com o seu chefe é assustador, mas me preparou para muitos chefes difíceis que depois tive no Brasil. Sério, sempre que passei por alguma situação difícil com chefe aqui no Brasil eu pensei, "eu consegui morar com o meu chefe uma vez, eu vou conseguir resolver essa". A experiência me deu força profissional;
  4. Hoje eu aproveito cada detalhe, cada coisa simples, como um almoço em família. No exterior a saudade parece que esmaga nosso coração. Quando voltamos, pequenos momentos viram coisas lindas pra agradecer;
  5. Aprendemos que o tempo passa rápido, a vida é curta e precisamos aproveitar logo, hoje! 1 ano passa MUITO RÁPIDO, acredite. 1 ano não é nada! Desde de que voltei, aproveito muito mais o meu tempo e as pessoas que eu amo;
  6. É possível ser feliz sozinho(a), com as próprias descobertas e conquistas. Provavelmente você vai encontrar pessoas incríveis pelo caminho, mas você aprende a ser o protagonista da própria história. Isso começa no intercâmbio, permanece pra vida;
  7. Minha mente abriu! Conhecer novas culturas, descobrir um munto lá fora e ver com os seus olhos os lugares que você pode chegar, isso vai mudar sua vida. Você vai julgar menos as pessoas, colocar menos empecilhos na vida, viajar mais e ter mais sede por conhecer o mundo;
  8. Idade não é documento. Faça intercâmbio com 18 anos, com 28 anos, com 68 anos... sempre é tempo e tem espaço e experiências pra todo mundo. Fiz aos 18, faria hoje com 28 e pra sempre.
  9. Se conhecer e descobrir quem você é de verdade é uma das coisas mais bonitas (e assustadoras) desse processo. Isso começa no intercâmbio, morando sozinha e longe da família, e você leva pra vida inteira cada descoberta. Fui para os EUA me sentindo uma menina, voltei me sentindo uma mulher poderosa cheia de capacidade.
  10. Você nunca vai esquecer. Cada perrengue que eu passei virou uma lição para a vida inteira. Lembro de todas as vezes que eu chorei me sentindo pressionada, com saudade ou aliviada quando cumpria uma missão. 
Acredito que com 10 pontos eu consegui te dizer que SIM, VALE A PENA fazer um intercâmbio e que essa experiência vai te acompanhar pra vida toda.

FAZ MUITO TEMPO

Para uma ex Au Pair, ou ex intercambista, não existe a expressão "Faz tempo tampo, nem lembro mais". Viver em outro país é tão louco que normalmente lembramos pra sempre de detalhes, cheiros, experiências, frustrações e etc.

Hoje, assistindo a série "This Is Us" (uma queridinha no Brasil) ouvi um diálogo que resume muito o meu sentimento. Kevin (Justin Jartley) e Silvester Stallone, em cena, tiveram o seguinte diálogo:

Kevin: 
[...]Foi há muito tempo atrás.

Stallone:
É muito engraçado pensar sobre isso. O tempo. 
Sua irmã cantou algumas notas de Rocky (o filme) e, por um segundo, eu pude sentir o cheiro do ringue de novo. 
...
E eu juro, eu posso ver tudo tão claramente que poderia alcançá-lo. Tocar.
Em minha experiência, Kevin, não existe coisa como "há muito tempo". 

Há apenas lembranças que são importantes, e lembranças que não são. 

É isso. Silvester Stallone resumiu a vida de um intercambista. Pode passar 1 ano, 5, 10, 20 anos... sempre será muito fácil sermos transportados para as lembranças que marcaram, que foram importantes. É assim, até hoje eu sonho com a minha host family. É como se fosse ontem. É só falar sobre isso que lembro tanta coisa legal!

ENTENDA

Fiz o programa Au Pair pela agência Experimento (Au Pair in America nos EUA). Embarquei dia 11/10/2010 e voltei para o Brasil dia 11/11/2011. 

Morei em Scarsdale - New York, onde cuidava de 3 crianças (2 gêmeas de 6 e um menino de 8) e com eles vivi uma das melhores experiências da minha vida. 

E A VIDA HOJE? 

Tenho muito orgulho de contar pra vocês que me formei em Jornalismo em 2016. Mas, esse blog sempre me contou que eu tinha um olhar especial para as redes sociais, e desde de 2012, antes mesmo de me formar, eu já comecei a cuidar de redes sociais de algumas empresas, trabalhar com marketing digital e é nesse caminho que eu estou até hoje, há quase 10 anos me especializando em marketing digital e apaixonada por redes sociais.


O intercâmbio (Au Pair) é uma parte fundamental da minha trajetória. As coisas que eu conquistei até hoje são muito reflexo dessa experiência! De verdade.

Não casei nem tive filhos ainda, mas nunca tive pressa pra essas coisas. Estou vivendo minhas experiências e estou feliz da vida. Na hora certa as coisas acontecem!

Foi muito legal voltar aqui, compartilhar isso tudo com vocês e reviver tantas lembranças. Esse blog eu nunca vou conseguir deletar, tenho muito carinho pelas coisas que vivi e compartilhei aqui.

Até a próxima, amigos e amigas!

#VaiEscobar